Negócio de Marketing Digital

3 erros que muitos e-commerces cometem

Qualquer pessoa que administre ou tenha administrado e-commerces pode confirmar que não é tão fácil quanto parece. Muitos proprietários e gerentes experientes consideram e-commerce uma maneira fácil e rápida de ganhar de dinheiro. Mas na verdade, isso está longe da verdade.

O fato é que aqueles que têm sucesso no mundo dos e-commerces compreendem a relevância do empreendimento. Eles aprendam, crescem e continuam aprimorando as falhas que aconteceram no passado. É preciso investir tempo, dinheiro e energia para o empreendimento render bem. Dito isso, elaboramos uma lista com os erros mais comuns em e-commerces.

Este artigo vai ajudar você a tomar ainda mais cuidado no planejamento da sua empresa. Siga com a leitura!

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Fazer poucas pesquisas sobre a gestão de e-commerces

Todo proprietário de e-commerce precisa conhecer bem o setor em que trabalha e investe, não apenas os concorrentes. O maior erro de e-commerce que você pode cometer é planejar a empresa sem uma pesquisa adequada. Se você não pesquisar a demanda do mercado e estratégia de negócios, seu e-commerce estará fadado ao fracasso. 

Quando você evita ler sobre esses fatores essenciais, só terá conhecimento da superfície da indústria do e-commerce para o seu produto. Por isso, analise a oferta e a demanda do mercado o mais rápido possível. São conhecimentos imprescindíveis para calcular a lucratividade. A pesquisa também deve incluir todos os seus custos e investimentos. Somente assim, será possível entender o custo dos seus produtos.

Identificar o público-alvo incorreto

Público alvo incorreto

Seu público-alvo é o principal grupo da clientela de um e-commerce. Um dos maiores erros cometidos é não saber quem são seus clientes. Sem definir seu público, você nunca sabe se eles precisam ou não da sua mercadoria. Mesmo que você tenha muitos clientes, é preciso identificá-los corretamente para não perder dinheiro. Afinal, seu lucro não será gerado por pessoas que não compram seus produtos.

Existem vários tipos de e-commerce, até de produtos naturais ou cachaças — como a Spazio Benedetti. Eles produzem cachaça aguardente e a conhecida cachaça Antonio Benedetti, que são os principais produtos desse e-commerce. 

Então, comece determinando quem são seus clientes. Descubra quais clientes precisam dos seus produtos. Um público-alvo específico vai gerar mais lucro para seu e-commerce do que um público-alvo maior não segmentado.

Não oferecer suporte adequado para clientes 

Esse é um dos maiores erros que e-commerces cometem, negligenciar o atendimento ao cliente. É compreensível a necessidade de entender como seu produto funciona e criar promoções. Mas não fornecer atendimento ao cliente apropriado pode afetar sua empresa. Clientes insatisfeitos nas primeiras compras vão deixar um impacto negativo na reputação da sua loja virtual. 

A clientela merece um atendimento que supere suas expectativas, isso está fortemente relacionado ao desenvolvimento do seu e-commerce. Por esta razão, trate seus clientes com muito cuidado. Leia todas as avaliações e use-as como base para aprimorar sua empresa de e-commerce. 

Neste artigo, vimos como conhecer o funcionamento do e-commerce é importante, todo conhecimento é útil para ajudar seu negócio. Como proprietário de e-commerce, é preciso estar ciente do público e suas necessidades. O design do site, o atendimento ao cliente e os produtos certos ajudam a melhorar a loja virtual. Por fim, tudo isso será ideal para sua empresa ficar à frente da concorrência.

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Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

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