Negócio de Marketing Digital

Como fazer marketing para negócios locais em época de pandemia

O marketing para negócios locais pode ser feito de diversas formas, mas é com a ajuda da internet que a sua empresa conseguirá se destacar na região, e levar as informações dos seus produtos pros clientes que estão em casa, de quarentena.

A pandemia do Covid-19 chegou fazendo um grande estrago nos negócios locais. E para que a sua empresa supere essa crise, é necessário tomar algumas medidas de marketing que irão te ajudar a sobreviver.

As pessoas tem evitado sair de casa, e por isso é importante que você consiga mostrar a elas seus produtos e serviços e despertar o interesse de compra. E com estratégias de marketing, você conseguirá fazer isso.

Como continuar vendendo em meio a pandemia

Os pequenos negócios e o comercio local são os que mais estão sofrendo economicamente. Muitos estão decretando falência, e depois de fecharem durante a quarentena, podem não abrir mais.

Mas ninguém quer que isso aconteça, por isso é importante que você consiga se reinventar nesse momento com algumas ações:

Pense em novas estratégias de venda

É interessante combinar com seus funcionários novas formas de vender, seja por WhatsApp, redes sociais ou outras plataformas online. Mas é importante que todo o processo seja feito com muita clareza, e que você explique aos colaboradores a forma como devem agir para ter maior taxa de sucesso.

Desenvolver um blog ou site e posicionar ele no Google é uma das estratégias de venda usadas por agências de marketing digital em Lisboa, para conseguir vender por meio de plataformas online.

Utilize delivery

Com as pessoas em casa, muitos estão buscando comprar produtos em empresas que fazem tele entrega seja de alimentos, presentes e produtos em geral. Então se você tem uma loja, vale fazer parceria com um motoboy ou empresa de entrega, e avisar seu cliente que estão com essa possibilidade.

Garanta a segurança dos funcionários e clientes

Na situação atual, é necessário tomar todos os cuidados de higiene e distanciamentos para que ninguém fique doente. Se a sua loja tiver álcool em gel, exigir uso de máscara para clientes e colaboradores, e manter o distanciamento recomendado, seus clientes se sentirão mais seguros para entrar e fazer suas compras.

Se você tiver algum cadastro de clientes, vale a pena enviar o aviso de que estão tomando todas as medidas de segurança, para que ele se sinta confortável de ir até você ou solicitar uma entrega.

Invista nas redes sociais

As redes sociais devem receber uma atenção em especial durante a pandemia. É por meio do Instagram, Facebook e até mesmo o Youtube que seu cliente irá ver os produtos, promoções, e sentir vontade de comprar novamente.

Muitos estão evitando fazer compras, por isso faça-se presente, se relacione com os seguidores, invista na sua marca e faça fotos de qualidade. Mostre a eles como seu serviço pode ajuda-lo nesse momento.

Influencers locais

Muitas cidades possuem pequenos e médios influencers, e vale como alternativa fazer uma parceria com eles. Essas divulgações irão ser benéficas para aumentar os seus seguidores e realizar mais vendas.

Faça promoções

Promoções são uma ótima forma de vender mais. É melhor ter um lucro um pouco menor em um produto e conseguir vender muitas unidades, do que vender muito menos.

É interessante aqui criar estratégias que possam incentivar seu cliente a comprar mais, e até mesmo a te ajudar na divulgação.

Por exemplo: Incentive o cliente a publicar uma foto marcando seu negócio, para que ele ganhe um brinde, participe de um sorteio ou ganhe desconto na próxima compra.

Procure novas oportunidades

É preciso estar atento e ver o que as pessoas estão buscando. As necessidades durante a pandemia são diferentes e você precisa entende-las. Não demore para tomar as atitudes que poderão te ajudar a sair da crise. Alguns exemplos:

  • Uma loja de acessórios pode vender máscaras combinando com faixas de cabelo, ou frascos de álcool gel;
  • No caso de loja de cosméticos, podem investir na divulgação de produtos para a região dos olhos, já que o uso de batom está sendo evitado;
  • Produtos que evitam o estresse, como bolinhas antiestresse, livros de autoajuda, óleos relaxantes e outros itens podem ser vendidos em suas lojas. Com a pandemia a tendência é que as pessoas fiquem mais estressadas e busquem alternativas;
  • Procure criar lojas virtuais para vender seus produtos pela internet, já que as pessoas estão evitando sair de casa.

Tente pensar em novidades e não só em como se defender da crise. A melhor defesa é o ataque.

Flexibilização com os funcionários

A maioria dos funcionários tem filhos que estão em casa, alguns podem ter problemas de saúde ou estar em grupos de risco.

É importante que a sua empresa supere a crise, mas também se preocupe com seus colaboradores. Portanto tenha flexibilidade e empatia com eles, e veja qual a melhor forma de manter tudo funcionando.

Uma dica é fazer revezamento nos horários ou dias para haver menos aglomeração dentro do seu comércio. E nos dias que não trabalham na sua loja, podem fazer vendas por meio de aplicativos de mensagens, colocar cadastros de clientes em dia e etc.

Tenha calma, se reinvente e busque se diferenciar para conseguir superar essa época tão complicada para todos.

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

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