Negócio de Marketing Digital

Como ser um Influenciador Digital (Digital Influencer)

As mídias sociais são plataformas poderosas que tem um enorme valor para as marcas. Hoje, tem mais de 800 milhões de usuários mensais ativos somente no Instagram. Isso implica que todas as pessoas que as marcas tentam atingir estão disponíveis, e por isso, são tão valiosos para empresas.

E essas pessoas fazem compras com base nas recomendações dos influenciadores. Pesquisadores descobriram que seus potenciais consumidores classificaram os influenciadores eficaz em influenciar para as compras.

A crescente popularidade dos influenciadores digitais pode ter feito você considerar se tornar um também. Se isso é algo que você tem pensado, mas não tinha certeza de como proceder.

Escolha um nicho de que você é apaixonado

Para se tornar um influenciador, a primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um segmento que se adapte à sua personalidade e seu estilo de vida. E isso tem que ser algo que te deixe confortável para aparecer e que também te entusiasme.

Algo em que você tem uma grande quantidade de conhecimento e consiga transmitir para sua audiência. No entanto, só porque outra pessoa fazendo algo e parece estar sendo bem sucedido, não significa que você deva faze-lo.

Digamos que você viu que as pessoas que postam sobre fitness tem mais seguidores. Você também deveria começar a fazer o mesmo, mesmo que você não tenha o menor interesse ou experiência nisso? Não é bem assim.

Então, escolha um nicho pelo qual você seja completamente apaixonado e trabalhe nele.

Talvez você seja boa em trabalho artesanal? Ou talvez você adora cozinhar, e tem um grande interesse em diferentes tipos de cozinhas? Talvez, você esteja na moda e está sempre ciente dos últimos estilos e tendências.

Seu nicho pode até ser uma combinação de coisas diferentes, desde que não sejam aleatórios. Aqui está um exemplo de um influenciador cujo nicho é comida, viagens e estilo de vida. Como você pode ver, seu feed tem um bom equilíbrio de posts relacionados a todos estes.

Crie uma biografia notável

Uma vez que você tenha decidido sobre o seu nicho, você precisa começar melhorar seu perfil.

A primeira coisa que você precisa focar é criar uma biografia que imediatamente chame a atenção das pessoas. Deve falar da sua história de uma forma que envolva as pessoas.

Lembra-se, é uma das primeiras coisas que uma marca ou um potencial seguidores veem na tua conta.

Compartilhe sua história

As legendas que acompanham essas fotos são tão importantes quanto as próprias fotos. Use-os para contar suas histórias e conectar-se com seus seguidores em um nível emocional. Dê a eles boas razões para confiarem em você, seguirem seu perfil e se envolverem contigo.

No entanto, na sua busca por envolve-los, não se esqueça de ser genuíno. Porque isso será visto. Em vez disso, compartilhe suas histórias pessoais de uma forma que o seu público acha interessante, mas autêntico.

Torne o seu feed atraente

Este é um dos pré-requisitos se você está tentando se tornar um influenciador. Não só deve cada uma de suas fotos ser visualmente atraente, mas também aderir a um tema geral.

Isso significa que todas as suas fotos no feed deve olhar bem um contra o outro.

Muitos influenciadores digitais seguem um estilo particular de editar suas fotos de modo que a cor ou composição é uniforme. Você pode usar ferramentas como o Canvas para utilizar melhorar a formatação das suas imagens. Mas certifique-se de que suas fotos são tomadas em alta resolução e muita luz para torná-los realmente bom.

Publique conteúdo útil com consistência

Postar conteúdo consistentemente é outro pré-requisito crucial para se tornar um influenciador. A maioria dos influenciadores postam diariamente. No entanto, alguns deles postam algumas vezes em um dia ou mesmo algumas vezes em uma semana.

Estudos revelaram que um aumento na frequência de envio de conteúdo pode aumentar as taxas de engajamento. No entanto, quando você decidir o que seu horário de postagem precisa ser, certifique-se de que você escolhe sabiamente. Porque tem de ser algo a que te possas agarrar. Estabelecer um objetivo irrealista ao qual não pode aderir não o ajudará de forma alguma.

Escolha as hashtags certas

As hashtags são importantes porque permitem que o seu conteúdo seja encontrado por outros usuários do Instagram. Instagram permite que você use um máximo de 30 hashtags em uma foto, e eu recomendo usá-los todos.

Mas que tipo de hashtags você deve escolher?

Lembre-se que hashtags com volumes de pesquisa elevados não são necessariamente bons para você. Porque os elevados volumes de procura implicam também uma elevada concorrência. Então as chances de seu post ser descoberto usando essas hashtags são sombrias.

Em vez disso, escolha hashtags que tenham volumes de busca decentes que maximizem suas chances de aparecer nos posts superiores. Idealmente, use uma combinação de hashtags variando em volumes de busca de acima de 10.000 a 1 milhão. Mas definitivamente, não mais de um milhão.

Tenha uma conta de negócios

Se você quer mesmo se tornar um influenciador, precisa deixar a seriedade aparecer. E nada melhor do que ter uma conta de negócios. Mas quais são os benefícios de mudar para uma conta de negócios?

O benefício mais importante é que com uma conta de negócios, você tem acesso a insights. Você será capaz de ver não só a sua demografia seguidora, mas também que posts estão recebendo melhor engajamento. Você também será capaz de ver os dias e os tempos que lhe dão o melhor compromisso.

A demografia dos seguidores é muito útil quando se trata de lançar para marcas para a colaboração. Porque os números falam mais alto do que as tuas fotos.

A outra vantagem que você tem com uma conta de negócios é a capacidade de executar anúncios. Você pode promover um de seus posts se quiser, a fim de obter algum engajamento adicional.

Envolva sua audiência

As redes sociais são tudo sobre pessoas e como você se envolve com elas.

Engajamento é um dos fatores mais importantes para ajudá-lo a se tornar um influenciador. Quando alguém comenta em suas fotos, certifique-se de que você responde a eles. Além disso, retribuir o favor, gostando e comentando sobre o seu conteúdo.

Aqui está uma lista de verificação que você pode usar para aumentar o seu pós-engajamento:

  • Incluir uma chamada-para-ação nas suas postagens
  • Poste em um momento que você provavelmente obter o máximo envolvimento
  • Use pesquisas em histórias do Instagram
  • Seguir perfis semelhantes e se envolva com o seu conteúdo deles
  • Sega também hashtags para que o conteúdo relevante apareça em seu feed.

Marque as marcas relevantes

Na verdade, há duas etapas para se tornar um influenciador. O primeiro, é claro, é crescer seus seguidores organicamente e engajá-los. O segundo, e provavelmente mais importante para alguns, é ganhar dinheiro como influenciador.

Assim, uma vez que você tenha sido capaz de crescer seus seguidores acima de mil e ter um compromisso com suas postagens, comece a sua divulgação. A maneira mais fácil é marcar marcas relevantes em suas fotos para aparecer no radar das grandes marcas.

Você também pode enviar mensagens diretas para marcas que você acha que seria relevante para o seu nicho.

Especialmente, se você os viu colaborar com outros influenciadores como você. Trabalhe em um campo que fala sobre por que você está estendendo a mão e o que você pode oferecer a eles. Não estou a dizer que é fácil, mas pode ficar surpreendido com as respostas.

Não comprar seguidores

Este é um erro comum entre os que querem um caminho fácil para o sucesso.

Comprar seguidores, no fundo, não te servem de nada. Se você quer se tornar um influenciador e ganhar dinheiro, orgânico é o caminho a seguir.

Sim, eu sei que não é fácil e certamente não vai acontecer da noite para o dia. Mas não há um caminho fácil para o sucesso.

Seguidores pagos podem ser prejudiciais ao seu crescimento, porque estes seguidores não estarão envolvidos o suficiente. Então a sua contagem de seguidores vai aumentar sem qualquer aumento substancial no engajamento.

O resultado? Vai afetar muito a tua taxa de engajamento. Reduzindo assim as suas possibilidades de colaboração com as marcas.

Conclusão

É verdade que se tornar um influenciador digital não é uma tarefa fácil.

Você terá que ser paciente e certifique-se de seguir os passos acima. Pode demorar alguns meses (e muitas vezes alguns anos), mas os resultados positivos irão aparecer

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

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