Saber como utilizar o inbound marketing acabou se tornando um dilema bem recorrente em meio aos empreendedores.
Apenas aquelas pessoas que realmente conhecem as principais ações relacionadas ao marketing saberão como utilizá-las para que seja possível alcançar o sucesso empresarial.
Certamente em algum dado momento da sua vida empresarial, você acabou se deparando com resultados insatisfatórios do seu negócio mesmo você investindo grandes quantias nele.
Caso isso esteja acontecendo é necessário que você faça uma avaliação e tente identificar o que está fazendo de errado.
Muitos empreendedores visando maximizar os seus resultados e até mesmo realizar mudanças dentro da organização estão inserindo técnicas do marketing digital, uma vez que são mais baratas e podem potencializar de forma inacreditável os resultados da empresa além de ter um retorno rápido.
A produção de conteúdo digital pode ser utilizado como o marketing de atração que vai influenciar nos resultados da empresa.
Neste artigo separamos as principais informações que você precisa saber sobre o inbound marketing para que você consiga identificar como utilizá-lo ao seu favor fazendo com que você alcance grandes resultados financeiros investindo seu dinheiro no local certo.
Conteúdo
Como utilizar as ações de inbound marketing?
Como mencionado anteriormente muitos empreendedores estão utilizando as ferramentas de marketing digital para potencializar os seus resultados, e alcançar novas metas de forma que consigam investir de forma correta o dinheiro da sua empresa.
Antes de mais nada é necessário que você entenda que o inbound marketing se baseia em três elementos: a chamada otimização para motores de busca (SEO), marketing digital e marketing de conteúdos.
Todos esses elementos devem ser trabalhados de forma coordenada para que seja possível construir uma estratégia global onde se possa combinar o melhor de cada uma dessas ações técnicas para melhorar a reputação da sua marca, canais de comunicação e principalmente para conseguir alcançar os objetivos estabelecidos.
O chamado inbound marketing é composto por algumas etapas tais como atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Na etapa de atração o inbound marketing se concentra no processo de atrair visitantes qualificados para os canais de comunicação da empresa. Isso vai funcionar com usuários que possuam realmente uma afinidade com a área de atuação do negócio digital e possui grandes chances de fechar uma boa parceria com você.
Veja a seguir alguns passos que você pode utilizar para estabelecer um planejamento estratégico utilizando inbound marketing para alcançar os seus objetivos.
Criar um plano de marketing
O primeiro passo é estabelecer um plano de marketing de acordo com inbound marketing onde será necessário definir as ações de SEO que serão realizadas.
Nessa etapa será necessário estabelecer o conteúdo e ações nas redes sociais e canais de comunicação, tudo direcionado para que seja possível obter notoriedade da marca e oferecer conteúdos criativos sobre o produto ao público.
É importante estabelecer um bom plano de marketing uma vez que será esse processo que irá definir todas as outras ações frequentes.
É justamente por isso que o planejamento do plano de marketing deve ser bem construído, e demanda um pouco mais de tempo uma vez que ele irá impactar em todo o processo com a definição das metas e como alcançá-los.
Conseguir repercussão e alcance
Nessa etapa irá iniciar a execução das ações planejadas no plano de marketing, e o grande objetivo será buscar alcançar e repercutir através dos principais motores de busca disponibilizados atualmente.
Após colocar em marcha as estratégias de social media por meio da participação nas redes sociais que melhor se adequa a realidade e identidade da marca com o público.
Em seguida é necessário começar a produção, publicação e promoção de conteúdos relacionados ao produto por meio dos perfis das redes sociais ou até mesmo através da criação de um blog corporativo onde devem ser inseridas postagens periódicas com conteúdo pré-definido no plano de marketing.
Atualmente muitas empresas têm utilizado essa ferramenta para medir e controlar os links internos que acabam favorecendo o SEO e verificar o número de seguidores que a empresa possui nas redes sociais bem como as visitas realizadas no blog e site.
Atuação
Nessa etapa que deve se entrar em ação, Pois até agora foi necessário atrair o usuário até as redes sociais, blog ou site, portanto deve ser agora conseguir convertê-lo em potencial cliente. Justamente nesse momento que pode acontecer o processo de decisão de compra do produto ou serviço.
Por isso é tão importante que você consiga criar conteúdos mais interessantes, atraentes e que consigam oferecer uma boa experiência para o cliente, além de possibilitar com que o canal de comunicação com o usuário possa fornecer contratos futuros.
É nesse momento que você vai fazer com que os visitantes do seu blog ou site se transformem em potenciais clientes.
Conversão de clientes
Nessa etapa, ocorre a transformação do lead em cliente, e, eventualmente, a compra por parte do usuário. É nesse momento que o e-commerce vai entrar em ação, onde preço e promoção dos produtos têm muita relevância.
Deve-se colocar à disposição todas as ferramentas necessárias para facilitar os processos e que o cliente tenha uma experiência de compra satisfatória, tanto durante o processo como depois, no pós venda.
Dessa maneira, o objetivo é que o lead, que se tornou cliente, se mantenha como tal.
Engajamento
Após realizar todas essas etapas o processo de venda não acaba por aí, é necessário construir métodos que consigam engajar o seu cliente ao longo do tempo.
Muitos pesquisadores do mundo do marketing já identificaram que um consumidor satisfeito pode ser a chave de todo o marketing digital realizado atualmente, e por isso é tão importante utilizar dessa posição de compra para que o processo se repita.
Construir um bom inbound marketing fará com que você possa potencializar os seus resultados uma vez que consegue observar canais de atuação e contato com potenciais clientes que podem ser convertidos no futuro caso não optarem por realizar a compra no momento que entram em contato com algum conteúdo produzido para a divulgação do produto ou serviço.
Cada vez mais competitivo é necessário utilizar de ferramentas principalmente as ferramentas digitais para que seja possível alcançar cada vez mais usuários e assim potencializar os seus resultados.
Muitas empresas estão utilizando do marketing digital como principal ferramenta de divulgação e alcance de potenciais clientes uma vez que é uma ferramenta muito simples e de valor acessível.
Para que você consiga atrair e reter bons clientes é necessário investir na produção de conteúdo relevante sobre o produto fazendo com que ele entenda um pouco mais sobre a marca e consiga sentir um pouco mais de confiança no produto.
Além disso também é necessário trabalhar questões relacionadas à experiência do cliente, tendo em vista que o consumidor do modelo atual não está interessado apenas em ter um produto mas sim na experiência vivenciada desde o processo de conhecimento até o processo de pós-venda, que tem sido cada vez mais utilizado como diferencial competitivo fazendo com que uma empresa se destaque ou no mercado.
Oferecer uma boa experiência ao cliente pode ser decisivo neste mercado tão competitivo.
Veja como tornar o inbound marketing uma grande ferramenta
Ao longo deste artigo você pode observar diversos segredos que podem ser utilizados para potencializar os resultados de sua empresa utilizando o inbound marketing e forma que ele consiga direcioná-lo para o sucesso e ser utilizado como método de otimizar seus processos.
Atualmente existem diversas ferramentas de automação de marketing que podem ser utilizadas para potencializar seus resultados buscando sempre atrair novos clientes que possam ser transformados em leads e convertidos futuramente no processo de elaboração das estratégias de conversão.