Quem trabalha com sites e blogs luta constantemente para chegar na primeira página do Google. Para que isso aconteça, é necessário uma série de técnicas, que podemos chamar de SEO.
SEO (Search Engine Optimization), que significa em português Otimização para Mecanismos de Buscas, tem exatamente a função dita no nome. É com essas estratégias que fazemos as otimizações necessárias para conseguir aumentar o tráfego, melhorar a taxa de conversão, entre outros benefícios.
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Qual a importância do SEO para os sites e blogs
A cada dia que passa, mais e mais sites são criados. Por consequência disso, a dificuldade de um bom posicionamento nos mecanismos de buscas está cada vez maior.
E se você quer que sua web se destaque e esteja entre as primeiras páginas do Google, é necessário utilizar as técnicas de SEO. As estratégias são diversas, que te ajudam tanto a definir palavra-chave, como a meta-descrição, título, subtítulos (h2, h3, h4…) e muito mais.
Nas buscas, não é apenas a autoridade que importa na hora de rankear bem. É muito importante ter um conteúdo de qualidade e com boa otimização, para que assim, você consiga maior tráfego orgânico.
Veja abaixo alguns dos benefícios que o SEO pode trazer para a sua empresa.
Aumento do tráfego
Uma das consequências da utilização do SEO no seu site é o aumento do tráfego. Utilizando as técnicas, você conseguirá melhorar seu posicionamento e dessa forma, aumentar seu tráfego orgânico.
Quando mais pessoas visitarem o seu endereço, e mais positiva for a experiência dos usuários, melhor será a sua imagem perante o Google.
Menos investimento para mais resultados
Com as estratégias de otimização, você conseguirá um público qualificado para o seu site, ou seja, as pessoas que realmente estão buscando o serviço que você está oferecendo.
Além disso, você precisará investir muito menos em publicidades e divulgações, conseguindo assim, maior lucro a médio ou longo prazo.
Melhora na taxa de conversão
Quando seu site está otimizado, rápido, com boa escrita e com fácil navegação, é muito provável que o usuário se sinta mais atraído pelo serviço ou produto que você está oferecendo.
Com a ajuda dessas técnicas de SEO, você conseguirá fazer muito mais vendas, se essa for a sua proposta, e aparecer para mais pessoas.
Dicas de SEO para sites
São diversos os motivos para investir em SEO para empresas, marcas ou qualquer outro trabalho ligado a sites. Por isso, veja algumas dicas de como otimizar seu site para os mecanismos de busca e conseguir bons posicionamentos com as seguintes estratégias:
As palavras-chave
A palavra-chave está diretamente ligada ao seu público e ao que ele busca na internet. É importante fazer a escolha correta, mas também colocá-la no texto seguindo as estratégias SEO. Assim seu site conseguirá bom posicionamento para que as pessoas o encontrem.
Seu artigo precisa ser relevante e ajudar as pessoas. O Google analisa os textos e verifica se tem qualidade para ranquear bem ou não. Por isso a dica aqui é: faça uma lista de palavras-chaves, verifique volume de buscas, concorrência, CPC e etc.
Atributo ALT nas imagens
As imagens também são muito relevantes para que as pessoas encontrem seu site, mas para que sejam bem ranqueadas você precisa dizer o assunto delas para o Google, preenchendo o título e o ALT.
O título é o nome com que você salva o artigo, por isso não use nomes como imagem.jpg, imagem1 e etc. Coloque nomes relevantes que tenham a ver com o seu artigo.
Já o ALT é a forma como o Google lê a sua imagem, por isso utilize palavras que descrevam a imagem. Por exemplo: se você for adicionar uma foto de um restaurante, pode colocar palavras como: jantar, restaurante, comida, romântico, e etc. Não precisa usar stop words (para, de, com, e).
Utilize plugins para SEO
Os plugins, como o Yoast SEO, são ferramentas que nos ajudam a otimizar os artigos. O Yoast SEO, por exemplo, nos ajuda a saber se a quantidade de palavras em um parágrafo está correta, se a palavra-chave está aparecendo suficientemente, se você colocou links e etc.
Por isso é importante seguir as instruções do plugin, que irão te dar várias informações relevantes na hora de otimizar o texto.
Adicione links internos e externos
Os links são ótimas formas de melhorar a experiência do usuário, mas também é com o uso de Linkbuilding que você irá aumentará a autoridade do seu site e conseguir mais relevância nos motores de busca.
Devido a isso, é importante colocar links internos para melhorar a autoridade de páginas do seu site, e também colocar links externos que irão enviar o leitor para páginas complementares. Mas lembre-se de colocar o link para abrir em uma nova aba, assim o leitor não sairá do seu texto “sem querer” ou sem terminar a leitura.
Essas são apenas algumas dicas para uma boa estratégia de SEO. Portanto estude e aprenda novas técnicas que irão lhe ajudar a otimizar seu site.