Negócio de Marketing Digital

Google ADS x Facebook ADS: como saber qual é ideal para o seu negócio

Assim como no marketing tradicional existe a publicidade por meio de jornais, televisão e revistas, no marketing digital existem os anúncios trabalhados de forma online. Anúncios esses que englobam 46% dos gastos globais com publicidade.

Atualmente, na internet, existem inúmeras ferramentas as quais você pode fazer publicidade, porém, dentre tantas, duas se destacam: Facebook Ads e o Google Ads.

O Ads do Google e o do Facebook são ótimos para quem tem pressa, ou seja, não podem esperar as estratégias orgânicas como SEO e marketing de conteúdo fazerem efeito para atingir os seus objetivos. Por essa razão, muitos decidem optar pela publicidade online dentro das estratégias de marketing digital. Porém, no momento de criar um anúncio, é normal que surja a seguinte dúvida: Qual ferramenta devo utilizar, Facebook ads ou Google ads?

Defina sua persona

Persona
Imagem com pessoas passando por uma rua. Créditos: pexels.com

O primeiro passo para começar a sanar a dúvida sobre qual ferramenta utilizar é definindo bem qual o seu público.

É importante conhecer e saber qual o perfil de pessoa que fará a ação que você visa com sua publicidade, seja ela compra, cadastro, impressão ou apenas reconhecimento de marca. Para isso, é necessário definir sexo, idade, localização, classe social, hobbies, entre outras informações que podem ser úteis para criar a sua persona ( personagem fictício montado que representa seu público ideal).

Além disso, é essencial definir qual a dor, necessidade e dúvida que seu público possui para então criar uma oferta que se destaque dentre tantos concorrentes.

Defina qual a jornada de compra do seu cliente

A jornada de compra de um cliente nada mais é que uma espécie de mapa que mostra em qual parte do processo de vendas de uma empresa que um cliente efetuou a ação da compra. Dessa forma, o marketing pode focar seus esforços nos melhores pontos da jornada do cliente e entregar conteúdos, cada vez mais, com mais valor agregado.

Nessa jornada é possível avaliar por onde seu cliente chega até você, podendo ser através de pesquisas ativas no Google procurando pelos serviços ou produtos que você oferece ou através de estratégias de marketing nas redes sociais como Facebook e Instagram.

O que é o Google ads?

Compreendendo qual a sua persona e qual a jornada que ela percorre para chegar até você, chega o momento de definir qual ferramenta de publicidade utilizar.

O Google Ads, antigamente conhecido como Google Adwords, surgiu no ano de 2000 e desde lá vem aprimorando suas funcionalidades até chegar no que é hoje, a maior fonte de renda da empresa Google. Para muitos, o Ads do Google é considerado a maior ferramenta de vendas do mundo, isso porque atinge milhões de pessoas todos os dias.

Através dessa ferramenta seus anúncios serão exibidos quando possíveis clientes buscarem por serviços ou produtos semelhantes aos que você oferece. Devido a isso, o Ads do Google é considerado bastante útil, pois você consegue atingir seu público no exato momento que ele busca sanar uma “dor” a qual sua empresa tem a solução.

A desvantagem desse Ads é que não adianta utilizá-lo caso seu produto necessite um tempo maior de convencimento, o que ocorre muito quando empresas oferecem algo com o ticket mais alto. Portanto, mais uma vez, é interessante conhecer a jornada de compra do seu público.

O que é o Facebook Ads?

Através do Gerenciador de anúncios do Facebook você pode criar campanhas que aparecerão no Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network.

Nessa ferramenta você precisa ter uma boa estratégia em mente para saber qual a sua meta, seja ela conversão, mensagem, alcance, tráfego, entre outras; Além disso, ter o público bem definido é essencial, isso inclui localização, idade, gênero, características e interesses.

Vale dizer ainda que existe o impulsionamento de publicações, que também é um tipo de publicidade, e a anúncio em si feito pelo gerenciador. Esse último é mais profissional, completo e provavelmente os seus gastos por ações serão menores do que quando você apenas faz um impulsionamento.

A grande vantagem do Facebook (isso inclui instagram, messenger e audience network) é que ele é a maior rede social do mundo, nele você encontrará todos os tipos de pessoas e empresas. Por essa razão, quando você cria um conjunto de anúncios com metas definidas e possui uma estratégia de marketing bem elaborada, é bem provável atingir o sucesso.

Qual escolher: Google ou Facebook Ads?

Anunciar no Google ou no Facebook? A resposta é: Por que não nos dois?

Isso mesmo, por mais que muitos considerem as duas ferramentas como sendo concorrentes, não significa que não podem ser utilizadas juntas.

O mais importante é que você analise qual o seu objetivo, elabore uma boa estratégia de marketing e a partir disso decida qual ferramenta melhor se encaixa para você, Google, Facebook ou ambas.

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

Add comment

Most popular

Most discussed