Negócio de Marketing Digital

Guia de tamanho de imagens para redes sociais

As imagens são uma importante ferramenta de comunicação e de convencimento nas redes sociais. Veja um guia de como editá-las de forma adequada para não ser punido.

As imagens nas redes sociais são uma importante ferramenta para captar a atenção da audiência. Quem produz conteúdo para a internet sabe a importância da edição adequada dessas imagens, para se enquadrar nas normas de cada site e atrair a atenção desejada do público.

Cada rede social tem o seu diferencial em relação a tamanho e qualidade em fotos, vídeos ou gifs.

Mas qual é esse tamanho ideal? É normal ficar em dúvidas no momento de personalizar as imagens antes de carregá-las nas redes sociais.

Afinal são várias as redes sociais espalhadas pela internet. E não é fácil acertar o tamanho, devido especificações diferentes, além do tipo de post a ser feito.

E para te auxiliar, neste artigo, reunimos um guia com os tamanhos ideais para as redes sociais mais populares do mundo: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Acompanhe!

Tamanhos de imagens no Facebook

A rede social mais popular do mundo, o Facebook tem 2,3 bilhões de usuários, sendo 127 milhões apenas no Brasil. E apresenta uma enorme variedade de formatos de conteúdo dentro da plataforma.

A rede social começou com apenas posts de imagem, de compartilhamento de links ou de vídeos.

Mas com o seu desenvolvimento e crescimento, o conteúdo de marca cresceu e incluiu também grupos e eventos. Estes passaram a interagir com a audiência. As adições mais recente foram os stories no Facebook e o marketplace, local para você anunciar os seus produtos e serviços na plataforma.

E, para todas essas opções, imagens adequadas aos espaços de publicação são necessárias.

E ao compartilhar uma URL externa, o Facebook puxa uma imagem do site. Assim, as páginas de negócio podem alterar essa imagem e inserir a que quiser, no tamanho recomendado.

Então, no seu site, você precisa inserir a imagem na sua página já no tamanho correto, para que ela apareça no formato ideal em qualquer compartilhamento no Facebook.

Agora, veja os tamanhos recomendados:

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

  • Imagem de capa: 851 x 315 px
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios no Facebook

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

Tamanhos de imagens no Instagram

Focada em conteúdo visual, o Instagram usa as imagens para impactar e gerar engajamento junto aos seguidores. E uma escolha errada na produção das imagens pode prejudicar os resultados e até mesmo fazer a sua página ser punida.

Então, é importante caprichar e acertar nos tamanhos, para encantar e junto conseguir aumentar os seus seguidores.

Em seus primórdios, o Instagram oferecia apenas a publicação em formato quadrado no feed. Com o passar do tempo, o usuário passou a poder publicar também em formato horizontal ou vertical ou nos stories. Assim, as possibilidades se ampliaram.

E quando o usuário visita o seu feed, ele vê as imagens no formato quadrado. Para deixar o feed organizado, fique atento nas demais publicações com outros formados que o Instagram irá cortar algumas informações.

Confira agora todos os tamanhos de imagens para Instagram:

Perfil no Instagram

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px

Posts no Instagram

  • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
  • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)

Instagram Stories

Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)

Tamanho de imagens no Instagram

Sobre os formatos de anúncio, você pode conferir os requisitos de design do Instagram para anúncios no feed e para anúncios nos stories.

Tamanhos de imagens no Twitter

O Twitter é uma rede social mais antiga, mas que tem o seu público fiel, mesmo com o surgimento de outras redes e com as novas tendências das mídias digitais.

Quem gosta de acompanhar notícias em tempo real, saber antes o que está acontecendo no mundo e se informar sobre tendências recorre ao Twitter.

Antigamente o Twitter era uma rede social somente de textos curtos. Mas hoje em dia as imagens já assumem um papel protagonista nas publicações.

E como em quase todas as redes sociais, no Twitter você também precisa se atentar para a foto de perfil, a imagem de capa e as imagens do feed.

Mas, se você não usar essas dimensões, certifique-se de que as informações mais importantes estejam visíveis antes de expandi-la.

Confira a seguir o tamanho das imagens para o Twitter:

Perfil e capa no Twitter

  • Imagem de capa: 1500 x 500 px
  • Imagem de perfil: 400 x 400 px

Postagem no Twitter

  • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
  • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

Tamanhos de imagens no YouTube

Ironicamente o YouTube não é somente feito de vídeos? Quem tem um canal na plataforma de vídeos mais popular do mundo precisa também se preocupar com imagens e os diferentes tamanhos que elas exigem para serem inseridos.

O YouTube exige imagens de capa, de perfil e de thumbnails (que são as imagens em miniaturas dos vídeos).

Mas o tamanho da imagem da capa pode variar bastante dependendo do dispositivo do usuário, seja uma TV, desktop, tablet ou smartphone.

Por isso, é recomendado usar a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.

Os thumbnails também são importantes, pois eles aparecem para o usuário quando ele pesquisa por algum vídeo no YouTube e no Google ou acessa o seu canal.

Então, o thumbnail precisa chamar a atenção do usuário clique para ver o vídeo completo. Portanto, capriche na produção para convencê-lo de que vale a pena assistir ao seu vídeo!

A seguir, saiba os tamanhos de imagens para YouTube que você precisa utilizar:

Perfil e capa no YouTube

Imagem de capa do canal (Informações principais: 1546 x 423 px):

  • TV: 2560 x 1440 px
  • Desktop: 2560 x 423 px
  • Tablet: 1855 x 423 px
  • Smartphones: 1546 x 423 px
  • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px

Thumbnail no YouTube

  • Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px

Tamanho de imagens no YouTube

Você também pode conferir as especificações do YouTube para a arte da capa do canal e até baixar um modelo para produzir a sua.

Com este post esperamos ter te ajudado a conhecer melhor o tamanho ideal para as redes sociais e assim personalizá-las em seu negócio da melhor forma. 

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

Add comment

Most popular

Most discussed