Negócio de Marketing Digital

Interatividade no Marketing Digital

O tempo é interativo. Os consumidores não estão mais satisfeitos com o status de espectadores. Eles procuram se tornar atores de seu consumo, seu modo de vida e seu conteúdo.

Esse desejo de participação não passou despercebido e está começando a se registrar como a tendência digital do momento. Para você não ficar por fora, vamos decifrar esse fenômeno para você: que tendência é essa? Como é usada?

O que é marketing interativo?

O marketing interativo é uma tática de marketing individual que ajusta e responde, em tempo real, às ações do cliente. Isso dá à interação online com uma marca um toque mais pessoal para o cliente.

O conteúdo interativo e popularizado é, o conteúdo que oferece ao espectador influenciar o curso da narração, escolhendo seu cenário preferido entre diferentes propostas. No entanto, se você olhar mais de perto, a ideia de incorporar um personagem, escolher seu destino e assumir o controle da história sempre atraiu a atenção.

Interatividade no Marketing digital: vantagens

Engajamento

Se seu objetivo é engajamento, é do seu interesse usar conteúdo interativo. Por definição, o usuário está muito mais envolvido nesse tipo de conteúdo, pois ele participa dele. Testes, mini-jogos ou filmes interativos permitem que você obtenha uma alta taxa de engajamento porque chama a atenção dos consumidores.

É uma fonte de dados

Vamos voltar às origens: conteúdo interativo é o conteúdo do qual o usuário participa. Ele age, escolhe, dá sua opinião…

Em outras palavras: ele oferece informações sobre ele, seus hábitos e preferências. Bem utilizado, o conteúdo interativo é uma fonte de dados qualitativos. Permite recuperar dados, e isso, de uma maneira divertida.

Diferenciação

Finalmente, o conteúdo interativo pode ser um verdadeiro ponto de diferenciação. No momento em que os consumidores estão cheios de conteúdo, você é diferente porque pode oferecer a eles um novo gênero.

Interatividade no Marketing Digital: principais estratégias

O marketing interativo tornou-se rapidamente uma das formas mais comuns de marketing. Até as empresas menores e mais localizadas mantêm sites ou blogs, graças às ferramentas simples, tornando mais barato e fácil para as empresas desenvolver uma presença online ao criar site.

As empresas podem usar o marketing interativo de várias maneiras, mas os profissionais de marketing mais criativos e inovadores têm os melhores resultados.

Práticas recomendadas de marketing interativo:

  • Multimídia – use vários tipos diferentes de mídia, de imagens a textos, vídeos e jogos
  • Personalização – torne a experiência do anúncio exclusiva para cada usuário.
  • Incluir uma oferta atraente – use as habilidades de segmentação da publicidade online para oferecer aos clientes ofertas ou ofertas especiais.
  • Conte uma história – Ferramentas multimídia podem ser usadas para contar uma história que ajuda a reforçar a imagem da marca na mente dos consumidores
  • Torne-o imersivo – Quanto mais profundamente o cliente se envolver com publicidade, maior a probabilidade de comprar um produto. Use ferramentas online para tornar as mensagens de marketing o mais envolventes possível.
  • Usabilidade – os anúncios online devem ser intuitivos e fáceis de usar.
  • ROI efetivo – use qualquer ferramenta que tenha demonstrado alto retorno sobre o investimento.
  • Remodelando a marca – planeje e facilite as oportunidades para os usuários remodelarem a imagem de uma marca
  • Compartilhamento viral – facilite o compartilhamento e a transmissão de mensagens de marketing pela web.

Tipos de conteúdo interativo

Existem vários tipos de conteúdo interativo. De fato, alguns permitem criar postagens que aumentam a visibilidade.

Pense no conteúdo interativo como um componente de suas estratégias gerais de marketing digital e não tanto como uma nova estratégia. Entre os mais típicos estão:

  • Questionários
  • Memes
  • Infografia interativa
  • Testes
  • Vídeos interativos
  • Webinário
  • Gifs
  • E-Books

É hora de usar interatividade no Marketing Digital!

A interatividade traz o dinamismo e o poder de persuasão da interação de uma pessoa por meio de uma página de destino, um blog, um e-mail, um anúncio pago ou qualquer outro local onde seu público possa ser encontrado.

Parte do motivo pelo qual isso ocorre é que os humanos simplesmente não conseguem resistir à tentação de se testar, competir, compartilhar sua opinião e se divertir.

Portanto, o conteúdo interativo é uma das melhores armas do marketing digital, pois permite atrair a atenção com mais eficácia do que o conteúdo estático.

Uma estratégia eficaz com conteúdo interativo, orientado para o consumidor e não para o produto, permitirá:

  • Melhorar o reconhecimento da sua marca
  • Ajudar a gerenciar seus clientes
  • Influenciar a tomada de decisão do seu público
  • Gerar mais confiança entre os usuários
  • Melhorar o engajamento e as vendas

Por esse motivo, os profissionais de marketing estão mudando a maneira como trabalham em sua estratégia.

O marketing interativo envolve os participantes em diferentes atividades e essa é uma boa maneira de chamar sua atenção desde o início. Com o marketing interativo, você pode aprender muito com as opiniões e o comportamento do usuário.

O marketing interativo, portanto, revela uma visão incrível das perspectivas individuais. Para isso, você pode usar essas informações para se adaptar aos interesses dos usuários e isso abre o caminho para personalizar o produto para seu cliente!

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

Add comment

Most popular

Most discussed