Negócio de Marketing Digital

Para que serve o Google Search Console?

O crescimento do Mundo digital e toda globalização no Mundo físico é notável!

Com o uso cada vez mais frequente da Internet, a criação de negócios pela internet, como criação de lojas digitais, tem crescido consideravelmente. Mas você já sabe como potencializar sua plataforma digital? Esse é o grande objetivo do artigo de hoje: Vamos falar do google search console nas otimizações e percepção de como anda seu site.

A corrida para melhores posições e alcances objetivos, hoje em dia, dificilmente se dará sem a ajuda do Google Search Console.

Usada por diversos segmentos pela Internet, se você quiser ter retorno de como está se saindo seu site para os olhares do Google, com toda certeza precisa conhecer esta ferramenta.

O que é o Google Search Console?

Se você chegou até aqui, acreditamos que saiba como funciona SEO (search engine optimization). Pensando em toda essa corrida para alcançar as primeiras páginas, como saber o que o Google encontra sua página na Internet?

É possível saber como o Google enxerga seu site, com informações importantes para que você consiga otimizá-lo e também corrigir eventuais problemas.

O melhor de tudo é que o Google Search Console é totalmente gratuito. Ter o Google Console como ferramenta é saber como está seu retorno de otimização vista pelos robôs e algoritmos dessa plataforma tão renomada, a plataforma de pesquisas conhecida como Google.

Apenas com o Google Search Console você não conseguirá resultados. Porém, fique sabendo que sem o Google Console você não conseguirá usar de maneira correta e mais coesa, as ferramentas otimizações.

O principal critério de otimização e posicionamento hoje é através de backlinks apontados para seu site. Caso você queira melhorar seu posicionamento no Google, recomendamos o serviço Pacotes Backlinks. Lá você encontrará profissionais que te ajudarão a encontrar uma boa estratégia de posicionamento e aumentar seu tráfego.

Como instalar o Google Search Console

Instalar o Google Search Console pode ser algo bem confuso inicialmente.

Mas primeiro queremos que você mantenha a calma para conseguir avançar. O Search Console é uma ferramenta muito importante e indispensável.

Independente se você saiba ou não sobre o processo, acreditamos que você sairá dessa parte melhor preparado para fazer a instalação necessária. Agora, veja como instalar essa ferramenta tão importante passo a passo:

  1. Entre no Google Search Console e faça o login com sua conta Google ( ou Gmail) e na tela inicial clique em adicionar um site.
  1. Insira o URL do site que deseja adicionar e depois clique em ok. Atente para inserir o endereço do site com http:// ou https://.
  1. Para completar é fundamental confirmar a propriedade do domínio, ou seja, que você realmente é o proprietário, e existem algumas alternativas.

O método mais facilitado de concluir a instalação, é de enviar o arquivo de confirmação para raiz do site. Baixe o arquivo que está disponível no link e envie o mesmo por FTP ou pelo Painel de Controle para a raiz de seu site.

Há outros métodos, como inserir uma tag específica no cabeçalho do site, entre outras possibilidades de confirmação de propriedade.

É possível que você não tenha entendido nada do que estou falando. Se você tenha um, simplesmente mande para seu desenvolvedor e peça para ele colocar na raiz do site. Após o envio ( conte uns minutos para atualizar) clique em verificar.

4. Se o arquivo foi enviado corretamente será exibido uma mensagem de confirmação. Aí sim você terá concluído a instalação.

Para que serve (de fato) o Google Search Console?

O Search Console evidencia aos usuários a terem vista sobre as otimizações importantes a se fazer, para que sua plataforma consiga mais tráfego e melhore seu ranqueamento nos resultados das buscas orgânicas diretamente ao Google.

De uns anos para cá, o Google trabalha com a ideia de melhorar a experiência do público. A possibilidade de usar essa ferramenta, servirá como orientação para as pessoas criarem páginas de qualidade e que tragam retorno para seus usuários. E acredite, o Google Search Console será uma ótima maneira de conseguir retorno sobre como chegar a esse resultado.

Recursos disponíveis

Muitas são as funcionalidades que Search Console te oferece após que seja instalado. É importante ressaltar os diversos cursos e algumas empresas que manuseiam o gsc para você, porém levantaremos para você, algumas das ferramentas e usabilidades do Google Search Console:

  • Dashboard – O dashboard funciona como um atalho para tudo aquilo que o Google considerou ser mais relevante ao saber de sua página. Principalmente os erros contidos nela.
  • Dados estruturados – São marcações que ficam por trás do design e texto de uma página, para destacar tags, links e descrições. Esses dados serão avaliados pelos algoritmos Google e colocados em ranqueamento.
  • Marcador de dados – Com essa ferramenta, você mostra para o Google o que você quer ranquear e chamar o foco, dentro de seu site.

Dica: Profissionais preparados

Tenha a absoluta consciência, que a necessidade de ter o Google Search Console instalado em seu site é fundamental para melhor crescimento. A partir desse ponto, caso você não tenha bagagem de instrução com computação para instalar a ferramenta, comece a pensar em investir em um profissional ou empresa qualificada para tal.

A pensar do ponto que você não saiba como instalar, teremos dois caminhos:

  • Contrate uma empresa ou profissional qualificados para fazer este serviço.
  • Faça cursos direcionados a instalar e manusear a ferramenta.

Porém, tenha em mente uma questão: É de extrema importância, em algum momento você saber manusear a ferramenta, caso não tenha capital vasto para sempre manter o pagamento de um profissional da área.

A não-instalação do Google Search Console ou até o mau uso da ferramenta, fará com que seus lucros e expansão, seja menor do que obviamente, poderia ser. Outra questão é a de se ter a necessidade, na hora de escolher o profissional ou empresa para manusear seu Google Search Console, faça pesquisas, descubra experiência e resultados deste mesmo profissional. Isso assegurará seu investimento.

Por fim, ficou expressamente notável com este artigo, a necessidade de ter o Search Console como ferramenta, para a sua conversação direta com o Google. Use a ferramenta para descobrir erros em seu site, demarque o que você quer passar como foco e até mesmo use-o para otimizar todas as questões que possam estar puxando a expansão do seu site para trás.

Quer saber como usar o Google Analytics? vamos lá com a gente!

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

Add comment

Most popular

Most discussed