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Saiba como atrair clientes para supermercados: 5 práticas efetivas

Muitos empresários acreditam que não precisam saber como atrair clientes para supermercados. Afinal, basta abrir o estabelecimento que com certeza as pessoas da região aparecerão lá, não é mesmo?

Infelizmente, as coisas não funcionam assim. É essencial saber como atrair clientes para supermercados sob o risco do seu negócio falir em pouco tempo, já que a operação é relativamente cara.

Mas como colocar mais gente dentro de supermercados? Existe algum segredo para isso? Sim, existe! Descubra qual com nossas 5 dicas práticas a seguir!

1. Monte um calendário de eventos para atrair clientes

Um dos segredos de como atrair clientes para supermercados é montar um sistema de eventos que seja fácil de decorar e consistente para chamar os consumidores para dentro do seu estabelecimento.

Por exemplo, suponha que você monte um calendário em que toda quarta-feira é o Dia da Feira no seu mercado. Isso significa que, nesse dia, todos os legumes, vegetais e frutas estarão com preços promocionais.

Nas primeiras 4 ou 5 semanas, será preciso investir em marketing, com carros de som, flyers e outras técnicas de divulgação. No entanto, depois do evento se firmar como hábito na cabeça das pessoas, logo suas quartas-feiras serão lotadas.

Aos poucos, você poderá criar o Dia da Carne na segunda-feira, o Fim de Semana da Bebida e vários outros dias especiais com base na sua clientela habitual e no sistema de logística disponível no seu supermercado.

2. Crie um aplicativo ou trabalhe com um no mercado

Hoje em dia, existe aplicativo para tudo, desde perder peso até arranjar trabalho. Por que não poderia haver um aplicativo de como atrair clientes para supermercados? É claro que há!

Um deles é o Rappi. O sistema permite que qualquer um dos milhares de entregadores cadastrados possa ver uma “compra de mês” para o usuário em um supermercado e depois entregar em sua casa. Para aproveitar a audiência gigantesca do sistema, no entanto, é preciso se cadastrar nele.

Outra opção é criar o próprio aplicativo do seu supermercado. Nesse caso, seria necessário um incentivo para os usuários habituais baixarem (como descontos em produtos específicos).

No entanto, assim que eles baixarem, será possível enviar mensagens diárias para os usuários, atraindo mais clientes para o seu estabelecimento. Milhares de supermercados do mundo inteiro já usam essa estratégia com muito sucesso.

3. Use as redes sociais para saber como atrair clientes para supermercados

As redes sociais são ferramentas muito poderosas que ensinam como atrair clientes para supermercados. Por isso, sua empresa não pode deixar de ter uma conta atualizada nessas plataformas.

É importante que as redes sociais do seu supermercado sejam profissionais, mas próximas do público. Ou seja: não adianta só postar imagens genéricas de produtos e preços, é importante interagir e criar engajamento.

Por exemplo, que tal andar com o celular pelo supermercado conversando com alguns clientes ou mostrando os produtos? Outra ideia muito popular é mostrar um pouco dos bastidores do mercado e do dia a dia dos funcionários.

4. Aposte na comunidade ao redor do supermercado para crescer

As pessoas valorizam muito os supermercados de bairro. São estabelecimentos onde a comunidade de reúne, faz suas compras e abastece suas casas. Você, por exemplo, deve conhecer o “rapaz do açougue” ou a “moça da padaria” do supermercado perto da sua casa, mesmo que não saiba o nome deles.

O mesmo acontece com todos os outros moradores do bairro. Essa é uma característica muito poderosa que o supermercado pode explorar. Ele pode participar de ações comunitárias, como limpeza do bairro ou patrocínio para festas e eventos sociais.

Esse tipo de participação valoriza o supermercado aos olhos da população, que se anima a comprar mais por lá.

5. Ofereça bons negócios

Por mais que se faça e por mais estratégias que se use, o segredo máximo de como atrair clientes para supermercados ainda é oferecer os melhores negócios da região. Para isso, é essencial firmar excelentes acordos com os fornecedores e aprimorar a logística de todos os setores do estabelecimento.

Ao firmar bons acordos com os fornecedores, o supermercado pode oferecer produtos a um preço menor que o da concorrência. Por exemplo, suponha que o seu mercado pode comprar 200 engradados de Coca-Cola por mês a um custo de R$12,00 cada ou pode adquirir 300 engradados a um custo de R$8 cada. Nessa segunda opção, ganha-se um real por engradado de 6 garrafas, uma economia de R$0,67 em cada unidade. Na prática, uma garrafa de Coca-Cola pode ficar muito mais barata no seu mercado que na concorrência.

O mesmo pode ser feito com a logística. Um controle de qualidade impede perdas no açougue, padaria e frutaria, o que diminui os gastos e permite que o preço dos alimentos seja menor.

Aprendeu como atrair clientes para supermercados? Basta seguir as nossas 5 dicas de ouro para começar a ver o fluxo de clientes no seu estabelecimento crescer. Quem sabe em um ano ou dois você já levanta o investimento para uma filial?

O que achou das dicas? Gostou? Então comente abaixo com a sua opinião!

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

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