Negócio de Marketing Digital

Tráfego pago: Saiba o que é e como aplicar

Na Internet, sucesso significa popularidade. Sua marca precisa ser reconhecida pelo maior número de pessoas e o tráfego pago é uma opção para conseguir isso.

Há várias maneiras de aumentar a exposição do seu negócio na web, por isso, nesse texto, vamos focar nos benefícios e aplicações do tráfego pago.

Portanto, continue lendo para conhecer esse método popular de ganhar destaque no meio virtual.

Explicando tráfego pago

Para que o conceito fique bem claro, vamos começar definindo o que é tráfego.

Em linhas gerais, tráfego é o volume de acessos que um site tem em determinado período. Por exemplo, se uma página é visitada 200 vezes por dia, esse é o tráfego dela.

O tráfego pago é baseado no investimento em ferramentas de anúncios pagos para chamar a atenção de usuários.

É uma ação muito efetiva dentro do marketing digital se for bem aplicada.

Porém, o modo pago não é a única forma de conseguir tráfego no seu site. Existem estratégias de tráfego orgânico que são fundamentais. Alguns exemplos, são:

  • O marketing de conteúdo;
  • O e-mail marketing;
  • A geração de links;
  • As estratégias de SEO.

Pesquise quais são as opções mais viáveis para seu empreendimento. Se for o caso, integre tráfego pago e orgânico.

Quais são os benefícios do tráfego pago?

Como foi dito acima, investir em tráfego pago não exclui outras formas de marketing digital. O que interessa é integrar estratégias para maximizar resultados.

Por isso, confira os principais benefícios do tráfego pago nos tópicos a seguir.

Promover ações

Suponha que sua empresa esteja desenvolvendo um produto novo. Entre as ações para inseri-lo no mercado estão estratégias de como anunciar no Google Ads.

Aposte no tráfego pago para promover o novo produto por tempo determinado.

Assim, a empresa não vai precisar manter sempre uma parcela do orçamento destinada para o tráfego pago. Em vez disso, use-o quando for necessário.

Mais relevância

É difícil manter a relevância das marcas somente com ações de tráfego orgânico. O tráfego pago pode aprimorar essa visibilidade mais rápido.

Tenha em mente que sua empresa precisa chegar até o público. Esse tipo de estratégia é muito valiosa nesses momentos.

Aumentar as conversões

Esteja atento às pesquisas mais populares entre sua base de clientes. Pesquise palavras-chave e as utilize nos anúncios.

Quem estiver pesquisando produtos específicos no Google vai te encontrar mais rápido e as chances de haver conversão aumentam.

Melhor posicionamento

Quanto mais cliques seu anúncio tiver, maior será sua relevância para o algoritmo do Google.

Sendo assim, investindo em tráfego pago você também vai estar trabalhando para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Como aplicar o tráfego pago?

O primeiro passo para aplicar o tráfego pago é definir quais são os objetivos da empresa.

Sua intenção pode ser aumentar a visibilidade, conquistar seguidores ou repercutir uma oferta, por exemplo.

Procure conhecer muito bem seu público. Traçar o perfil da sua persona é muito importante na hora de segmentar as campanhas.

A partir disso, escolha quais serão os canais utilizados, sendo assim, conheça alguns deles agora.

Google Ads

Essa é uma das plataformas mais populares de anúncios pagos. Eles aparecem no topo ou na lateral do Google.

O Google Ads permite fazer testes A/B onde o usuário pode escolher palavras-chave, chamadas, textos e CTA diferentes.

Dessa forma é possível testar anúncios variados antes de se decidir definitivamente.

A plataforma tem uma área com as métricas mais importantes para avaliar o impacto dos anúncios, como custo de aquisição de cliente (CAC) e número de cliques.

Plataforma: Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook pode ser usada para alcançar um tipo de público mais segmentado.

Os anúncios podem conter fotos, vídeos e textos e são exibidos dentro do Facebook.

Escolha bem quais tipos de perfis você quer alcançar para que a segmentação tenha eficiência.

Plataforma: Instagram Ads

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do globo. Investir em tráfego pago a partir dela representa muitas vantagens.

Além dos formatos disponíveis no Google Ads e no Facebook Ads, há a possibilidade de usar carrossel de fotos e anunciar nos stories e no Instagram Shopping.

Um detalhe importante é que essa ferramenta é conectada ao Facebook. Então, você tem a oportunidade de desenvolver estratégias para as duas redes.

O YouTube Ads

Produzir conteúdo em formato de vídeo é estar atento às novas tendências de consumo na web.

O YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, também tem a própria plataforma de anúncios: o YouTube Ads.

Adeque as estratégias da sua empresa para aproveitar os benefícios de fazer conteúdo em vídeo.

Portanto, o tráfego pago é uma oportunidade importante de amplificar a repercussão do seu negócio na internet. Seus benefícios e possibilidades valem o investimento.

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empresário, desenvolvedor de software, entusiasta de negócios online. Trabalha focado no mercado digital, trazendo soluções e conteúdo especializado.

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