Na Internet, sucesso significa popularidade. Sua marca precisa ser reconhecida pelo maior número de pessoas e o tráfego pago é uma opção para conseguir isso.
Há várias maneiras de aumentar a exposição do seu negócio na web, por isso, nesse texto, vamos focar nos benefícios e aplicações do tráfego pago.
Portanto, continue lendo para conhecer esse método popular de ganhar destaque no meio virtual.
Conteúdo
Explicando tráfego pago
Para que o conceito fique bem claro, vamos começar definindo o que é tráfego.
Em linhas gerais, tráfego é o volume de acessos que um site tem em determinado período. Por exemplo, se uma página é visitada 200 vezes por dia, esse é o tráfego dela.
O tráfego pago é baseado no investimento em ferramentas de anúncios pagos para chamar a atenção de usuários.
É uma ação muito efetiva dentro do marketing digital se for bem aplicada.
Porém, o modo pago não é a única forma de conseguir tráfego no seu site. Existem estratégias de tráfego orgânico que são fundamentais. Alguns exemplos, são:
- O marketing de conteúdo;
- O e-mail marketing;
- A geração de links;
- As estratégias de SEO.
Pesquise quais são as opções mais viáveis para seu empreendimento. Se for o caso, integre tráfego pago e orgânico.
Quais são os benefícios do tráfego pago?
Como foi dito acima, investir em tráfego pago não exclui outras formas de marketing digital. O que interessa é integrar estratégias para maximizar resultados.
Por isso, confira os principais benefícios do tráfego pago nos tópicos a seguir.
Promover ações
Suponha que sua empresa esteja desenvolvendo um produto novo. Entre as ações para inseri-lo no mercado estão estratégias de como anunciar no Google Ads.
Aposte no tráfego pago para promover o novo produto por tempo determinado.
Assim, a empresa não vai precisar manter sempre uma parcela do orçamento destinada para o tráfego pago. Em vez disso, use-o quando for necessário.
Mais relevância
É difícil manter a relevância das marcas somente com ações de tráfego orgânico. O tráfego pago pode aprimorar essa visibilidade mais rápido.
Tenha em mente que sua empresa precisa chegar até o público. Esse tipo de estratégia é muito valiosa nesses momentos.
Aumentar as conversões
Esteja atento às pesquisas mais populares entre sua base de clientes. Pesquise palavras-chave e as utilize nos anúncios.
Quem estiver pesquisando produtos específicos no Google vai te encontrar mais rápido e as chances de haver conversão aumentam.
Melhor posicionamento
Quanto mais cliques seu anúncio tiver, maior será sua relevância para o algoritmo do Google.
Sendo assim, investindo em tráfego pago você também vai estar trabalhando para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Como aplicar o tráfego pago?
O primeiro passo para aplicar o tráfego pago é definir quais são os objetivos da empresa.
Sua intenção pode ser aumentar a visibilidade, conquistar seguidores ou repercutir uma oferta, por exemplo.
Procure conhecer muito bem seu público. Traçar o perfil da sua persona é muito importante na hora de segmentar as campanhas.
A partir disso, escolha quais serão os canais utilizados, sendo assim, conheça alguns deles agora.
Google Ads
Essa é uma das plataformas mais populares de anúncios pagos. Eles aparecem no topo ou na lateral do Google.
O Google Ads permite fazer testes A/B onde o usuário pode escolher palavras-chave, chamadas, textos e CTA diferentes.
Dessa forma é possível testar anúncios variados antes de se decidir definitivamente.
A plataforma tem uma área com as métricas mais importantes para avaliar o impacto dos anúncios, como custo de aquisição de cliente (CAC) e número de cliques.
Plataforma: Facebook Ads
A plataforma de anúncios do Facebook pode ser usada para alcançar um tipo de público mais segmentado.
Os anúncios podem conter fotos, vídeos e textos e são exibidos dentro do Facebook.
Escolha bem quais tipos de perfis você quer alcançar para que a segmentação tenha eficiência.
Plataforma: Instagram Ads
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do globo. Investir em tráfego pago a partir dela representa muitas vantagens.
Além dos formatos disponíveis no Google Ads e no Facebook Ads, há a possibilidade de usar carrossel de fotos e anunciar nos stories e no Instagram Shopping.
Um detalhe importante é que essa ferramenta é conectada ao Facebook. Então, você tem a oportunidade de desenvolver estratégias para as duas redes.
O YouTube Ads
Produzir conteúdo em formato de vídeo é estar atento às novas tendências de consumo na web.
O YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, também tem a própria plataforma de anúncios: o YouTube Ads.
Adeque as estratégias da sua empresa para aproveitar os benefícios de fazer conteúdo em vídeo.
Portanto, o tráfego pago é uma oportunidade importante de amplificar a repercussão do seu negócio na internet. Seus benefícios e possibilidades valem o investimento.